A arte de Procrastinar


Procrastinação, que, do latim, significa “postergar, atrasar, demorar, adiar, delongar”.



Quando li um artigo sobre isso, pensei que fosse mais um significado de adiar as coisas, mas para alguns especialistas isso é considerado uma doença dependendo do estagio de procrastinação da pessoa.
O meu dia a dia é procrastinado, para mandar um email, escrever no blog, levantar da cama até para almoçar. O lado bom disso é que você não precisa falar que está com preguiça é só falar que você está procrastinando, soa mais moderno e culto.
Um estudo realizado diz que cerca de 20% dos norte-americanos sofre do que se chama procrastinação crônica, que acontece quando a rotina da pessoa passa a ser bastante prejudicada pelo seu comportamento de adiar.
Podemos observar então que o brasileiro não é preguiçoso, que o ato de adiar não é um problema cultural e sim mundial.
Estou procrastinando para ir à faculdade que estudo há dias, e pelo jeito só irei no último dia do prazo para fazer a eliminação de matérias.
Enrolamos para resolver problemas de trabalho, acadêmico ou pessoal por mais simples que seja. Se for uma coisa chata para resolver adiamos e colocamos como prioridade as coisas que nos proporciona um prazer na realização. Prazer. Interessante essa palavra. Isso me lembra que nunca ouvi ninguém dizer que está procrastinando para fazer sexo.

Quantas pessoas deixaram de escrever um livro e se tornarem grande escritores, de mandar aquela carta e ter uma boa noticia em resposta, de passar uma proposta comercial para um cliente e perder uma venda, pagar o mês na academia sem nunca ter ido e deixar de perder uns quilinhos. Procrastinar é uma boa idéia principalmente quando o assunto é chato, mas no final você não vai ser bem sucedido.
Segundo Marcos Nascimento consultor de recursos humanos, no ambiente de trabalho, é comum agirmos pautados pelas prioridades. Ainda mais hoje, em que tudo parece ser ainda mais urgente. “O senso de urgência teve sua referência alterada. Tudo é muito rápido, tudo é para ontem, tudo tem que ser agora. Do contrário, podemos perder clientes, dinheiro, posição ou até status”
Muitas das decisões que precisamos tomar são inevitáveis.
A causa psicológica da procrastinação pode ocorrer por medo da opinião das outras pessoas, ansiedade, baixa auto-estima ou mentalidade auto-destrutiva, segundo Strub. A pessoa que procrastina fica com sentimento de culpa por não ter feito o trabalho antes.


Tem uma frase que não me larga desde a primeira série – “Amanhã eu estudo”, e a ultima prova que fiz na faculdade esse semestre estudei no dia da prova e justo naquele dia surgiu muito serviço no trabalho, na hora da prova fiquei com raiva de mim mesma por não ter estudado antes. O sentimento de culpa tomou conta de mim naquela noite, mas logo passou. E você acha que aprendi a lição? Não.

Frases famosas para você se identificar.
“amanhã eu faço”,
“agora não dá”,
“agora vai começar os Simpsons”,
“só vou ver uma coisinha no Orkut”.


Parei várias vezes enquanto escrevia esse texto, ficava olhando para o computador, dava uma olhada nos e-mail, no twitter ou coçava a perna. Fiz isso só para ter certeza do que estou escrevendo, tenho que saber muito bem sobre o assunto, e nada melhor do que colocar em pratica.
Agora fiquei com procrastinação, depois eu continuo...

Não seja uma pessoa procrastina, comente agora!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Origem Poulain

Segunda e Rasgada Coletiva