Cuide de você



Quem já ouviu ou leu sobre o romance da artista plástica Sophie Calle, saberá sobre o que estou escrevendo. Quem nunca leu terá a oportunidade de analisar a situação através desse blog. Sophie namorava o escritor Grégoire Bouillier, o qual terminou com ela através de um email. O email de rompimento foi usado pela artista para se tornar um de seus trabalhos artísticos. Ela decidiu dividir a dor da separação com 107 mulheres algumas próximas, outras nem tanto, cada uma interpretou e comentou a mensagem do ex- namorado e fez das respostas uma exposição com sugestivo nome de “Cuide de você” (a ultima frase do email). Sua exposição é um das mais humanas, geralmente exposições são frias, mas essa é quente. Em uma entrevista para revista Marie Claire Sophie diz que se fosse somente para se sentir melhor, ela compraria um vestido ou faria uma viagem.

Um fim de romance é uma das coisas mais triste que pode acontecer ao ser humano, mas toda nossa vida depende de como enxergamos a situação ao nosso redor. No caso de Sophie, um pé na bunda a fez reagir e fazer uma exposição maravilhosa compartilhando sua tristeza. Grégoire não é um vilão por ter rompido o namoro através de um e-mail, acredito que foi uma forma menos dolorosa que ele encontrou, mas um tanto fria. Nossa vida sempre vai ter duas opções, podemos sentar e esperar as coisas mudarem ou podemos fazer uma exposição para mudar as coisas.
Veja o email, o que você faria?

Comentários

  1. A única coisa que eu tenho a dizer sobre tudo isso, é que eu queria um dia ter a metade da força que SOPHIE, essa vontade de lutar e de reagir. Realmente fins de relacionamentos não são nada fáceis, mas infelizmente em nossa vida sempre será assim com ganhas e perdas, só temos que nos moldar com as perdas e não somente com as vitorias. Sempre a males que vem para o nosso bem, por mais difícil que seja aceitar, no fundo todos temos a certeza disso.
    Obrigada Dada por mais esse texto.
    (Dani Caruso)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Origem Poulain

Segunda e Rasgada Coletiva