Sentido das Palavras



Ultimamente estou com receio de escrever, não sou escritora, escrevo o que tenho vontade, mas nos últimos dias estou com dificuldade de escrever com medo da reprovação de pessoas.

Não espero ser aceita e nem que gostem do que escrevo porque o que escrevo é o que sinto e isso reflete no que sou. Infelizmente não consigo agradar a todos, mesmo que me esforce para isso.

Na verdade não é o fato de pessoas não gostarem e sim como as pessoas dizem que não gostam. E falo isso não só referente ao que escrevo, mas em tudo na nossa vida.
Um elogio pode se tornar uma ofenda dependendo da sua expressão ou vice-versa. Acredito que para mudar isso, precisamos mudar a estrutura do nosso pensamento (o que digo é o que penso), através da linguagem.
Acredito que nossas palavras são acompanhadas de sentimentos, e esses sentimentos se manifestaram positivamente como um poema ou negativamente como um câncer, e isso depende exclusivamente do seu pensamento.
Tem um poema chamado “Poemas Presos” da socióloga e psicanalista Viviane Mosé que expressa essa questão, cada linha do poema pode e deve ser analisado por várias pessoas, porque cada uma vai identificar uma questão, um alvo.

Pessoas às vezes adoecem de gostar de palavra presa
palavra boa é palavra líquida
escorrendo em estado de lágrima

A palavra amor é a que tem muita influência na vida das pessoas, mas amor, amor é só mais uma palavra como mesa, sapato, cabelo. O que faz a diferença na palavra amor é o sentimento que está por de trás, que é o afeto. Só a palavra amor não tem valor.
Vou me explicar com exemplos (não vou generalizar só mostra o que penso).

Exemplo 01 – Um casal de namorados, que estão juntos a pelo menos um ano e meio, ele diz várias vezes por dia que a ama, mas nesse tempo todo ele a trai com outras mulheres e poderia a tratar melhor.

Exemplo 02 – Um casal de namorados, que estão juntos a pelo menos um ano e meio, ele nunca disse que a ama, mas nunca a traiu e a trata da melhor forma possível.

Então, quem ama mais?
Complicado isso.

Há uns anos atrás conversando com uma psicóloga, eu estava frustrada com um acontecimento que marcou minha vida, uma pessoa querida tinha falecido e nunca tinha falado da importância dela para mim e sabia que nunca mais ia falar. Com toda delicadeza a psicóloga me disse a seguinte frase:

O que você faz fala tão alto que não ouço o que você diz.

Os nossos atos, expressões, imagens são palavras contendo sentimentos bons ou não, mas não deixam de ser palavras que causam efeitos. É um conjunto, palavras e modo de falar algumas vezes distinto.
Pensamentos refletidos em palavras servem para expandir, expandir a vida, pessoas, afetos e não apenas para sobreviver.
Termino aqui, mas não finalizo porque palavras são muito mais além do que meras palavras sem valor, elas dependem do que você agrega a elas, analisar como falamos para entender o sentido do que falamos.



Comentários

  1. Muito interessante Dadá, realmente está aí uma questão talvez além da nossa compreensão, mas que simplesmente não deixa de nos inquietar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Origem Poulain

Segunda e Rasgada Coletiva