Media Training.


As aulas começaram e como sempre com novas matérias e junto discussões e pontos de vistas diferentes.

Em uma matéria Média Training, tivemos uma dinâmica em sala, na qual foram separados dois grupos e todos ficaram um ao lado do outro segurando as mãos para trás de frente ao grupo adversário.
O jogo era o famoso telefone sem fio, mas com gestos. Como estávamos com as mãos para trás, o professor passava a mesma mensagem para os dois grupos e ninguém poderia olhar para trás, apenas sentir em suas mãos o que o companheiro do lado fazia e passar a diante como você entendeu.
Parecia fácil, mas foi complexo. Complexo pelo fato de nos colocarmos no lugar das mídias, como jornal, éramos dois jornais diferentes transmitindo a mesma informação, mas queríamos ser os primeiros a chegar com a informação ao destino, como dizem por aí: Furo de noticias.
O problema era que quanto mais agilizávamos para chegar ao final perdíamos a qualidade da informação e quando éramos mais atenciosos demorávamos mais para chegar ao destino. Nesse caso, qual era o nosso erro?


E o que vale mais, a agilidade ou a qualidade da informação? Pergunta pertinente que estou estudando.


Varias questões foram levantadas e observadas minuciosamente, e uma das questões foi feita por mim. Questionei que cada um recebia a mensagem de forma diferente ao outro, mas logo em seguida revidei comigo mesma, se é a mesma mensagem para todos, então não teríamos como receber a mensagem de forma diferente o que fazemos é interpretar de forma diferente. Voltei ao ponto de inicio, querendo descobrir o erro, porque a mensagem estava chegando modificada, alterada.
O erro seria as pessoas que compõem aquele grupo? Opção “demiti-los”, mudamos as pessoas e o erro persistiu.
Isso foi apenas um jogo, muito divertido e que fez muitas cabeças pensantes pensarem. Mas o fato é que em qualquer lugar aonde se desenvolve uma comunicação, está submetida a falhas, ruídos.
Mas como eliminar ao Maximo essas falhas ou distorções da informação?
O papel de um comunicólogo é fazer com que a informação chegue para todos com a mesma qualidade, sem manipulações, distorções ou enganos. É importante esse profissional está apto a lidar com a pressão que a mídia impõe, pois estamos a todo tempo emitindo mensagens, seja pelo modo mais normal falado como por gestos, vestes e até mesmo por fotografias.



Comentários

  1. acho qu seria interessante vc ler o artigo
    http://www2.fpa.org.br/conteudo/significado-politico-da-manipulacao-na-grande-imprensa

    ResponderExcluir
  2. leia o texto O significado político da manipulação (link no meu blog)
    Julio Haddad

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Origem Poulain

Segunda e Rasgada Coletiva